Com a popularização cada vez maior de veículos com mudanças automáticas, muitos motoristas estreantes ficam cheios de dúvidas na hora de operar o veículo. O sistema é muito diferente do manual, mas não deixa de exigir conhecimento e cuidado por parte do condutor. Fique atento as dicas que preparamos para si sobre veículos com mudanças automáticas.
- Nunca engate o R ou P com o carro em movimento
A primeira das dicas sobre veículos com mudanças automáticas parece óbvia, mas não estamos falando do caso em que o carro está em alta velocidade e o motorista engatar retaguarda. O problema é o veículo estar se deslocando devagar, quase parando em um engarrafamento. Se, em um manual, já daria para puxar o freio de mão ou colocar a retaguarda para manobrar, isso seria um tranco para veículos com mudanças automáticas.
- Use o freio motor
Não se deve engatar o N na hora de passar por trechos em declive. O Neutro é O ponto morto de um carro manual. Isso coloca uma exigência maior nos freios, que vão ter que segurar o peso do veículo sozinhos. Por isso, deve-se tirar a mudança do ponto D (Drive) e colocar em uma marcha mais forte, como a terceira ou quarta. Assim, a caixa de marchas vai ajudar a segurar o carro, o que se chama “freio motor/ pedal de travão. A prática também evita o desgaste anormal da caixa, já que, na maioria dos casos, o N interrompe sua lubrificação.
- Não estacione o veículo com a alavanca em P sem acionar o freio de mão
Imobilizar um carro automático somente posicionando a alavanca da mudança em P (parking) não é uma boa prática. Nessa posição, todo o peso do automóvel fica apoiado na trava do câmbio, que não foi projetada para esse fim. Se veículo for forcado para frente ou para trás (caso de uma batida ou estiver estacionado numa ladeira), o travão poderá ser danificado com o tempo.
- Pode ser necessário trocar o óleo do câmbio automático
Alguns veículos automáticos dispensam a necessidade de se fazer a troca do óleo do câmbio. O manual do proprietário deve ser consultado para saber se o modelo em questão tem essa exigência. E, mesmo para os carros que a dispensam, é preciso fazer uma checagem periódica no nível do fluido, já que é possível que surja um vazamento.
- Engatar o N quando parar no sinal ou engarrafamento?
Deve-se, ou não, engatar o N (Neutro) quando o carro para em um sinal ou engarrafamento? A resposta é sim, pode-se colocar, pois muitos veículos já fazem isso sozinhos, e engatam o D (Drive) novamente quando o motorista pisa no acelerador.
- Use os dois pés para os dois pedais
O costume de se usar apenas o pé direito para dirigir um carro automático está relacionado ao nosso passado com carros manuais. Entretanto, com um pedal a menos, não faz sentido deixar o pé esquerdo descansando, e é possível acelerar com o direito e dedicar o canhoto ao freio. Só não mude sua forma de dirigir de repente, nem faça a experiência em alta velocidade. No início, o pé esquerdo não estará acostumado à delicadeza que o pedal de freio exige, e vai produzir trancos. Mas, com a prática e o tempo, ele se acostuma com a nova tarefa.
- Viaturas com mudanças automáticas e manuais são diferentes!
Por fim, é preciso entender a diferença entre viaturas com mudanças automáticas e manuais. No primeiro, não existe embreagem, e sim um conversor de torque. Mas o segundo tem, sim, uma embreagem no sistema, pois a caixa é exatamente a mesma de um carro manual. A diferença é que, no automatizado, ao invés de ter um motorista operando o sistema, há um computador fazendo a mesma função.
É HORA DE GARANTIR SEGURANÇA NA SUA VIATURA
Tem um carro e ainda sem sistema de segurança, a iTrack e uma ótima escolha para garantir a segurança da sua viatura, um parceiro ideal no que concerne a prestação de serviços de Segurança, Rastreio e Gestão de Frota, que se diferencia da concorrência pela eficiência e qualidade de seus produtos e serviços.
A iTrack tem pacotes completos e acessíveis para todo tipo de frotas.
O nosso software contém todas as funcionalidades de que necessita para a gestão eficiente da sua frota, em qualquer que seja o seu setor.
A iTrack – Sempre Visível é líder nacional na implementação de soluções de segurança, rastreio e gestão de frota.