Conheça os fatores que contribuíram para o crescente aumento dos custos de manutenção das frotas e aprenda a enfrentar os desafios resultantes de tal aumento.

Como certamente notou, os custos de manutenção aumentaram substancialmente. Mas o que está a contribuir para estes custos crescentes? Abaixo, apresentamos-lhe cinco fatores que estão a contribuir para este aumento.

Complexidade dos veículos modernos

O aumento dos custos de manutenção pode ser atribuído à crescente complexidade dos veículos modernos, o que provoca a subida dos custos médios de manutenção por todo o setor. Esta complexidade provoca também o aumento das taxas de diagnóstico dos veículos, tornando assim necessário alargar as horas de trabalho para identificação de problemas. A título de exemplo, alguns veículos das frotas com tecnologia anti colisão complexa, como o aviso de colisão frontal ou a travagem automática de emergência, possuem uma manutenção mais cara.

A manutenção não programada acontece com maior frequência

Devido à dificuldade em encontrar veículos de substituição, a operação dos veículos da frota tem sido alargada para lá dos limites de substituição recomendados, o que provoca mais gastos de manutenção não programada. Além disso, a reparação destes veículos de elevada quilometragem envolve componentes importantes, o que faz aumentar também as despesas de manutenção inesperada. Infelizmente, uma vez que o número de veículos com tempo de serviço prolongado continua a ultrapassar a aquisição de novos veículos, prevê-se que esta frequência das reparações não programadas continue ao longo de 2024.

Escassez de peças de substituição 

A persistente escassez de peças provoca um aumento do período de reparação e do tempo de inatividade dos veículos, provocando também um aumento significativo dos custos de manutenção. Como tal, os custos de aluguer de veículos da frota dispararam, uma vez que as empresas precisam de alugar veículos para manterem os colaboradores na estrada durante os períodos de inatividade prolongada nas oficinas de reparação.

Inflação

Não há dúvida de que a inflação contribuiu para o aumento dos custos de manutenção das frotas. O aumento das taxas de mão-de-obra, dos preços das peças e da matéria-prima resultam da inflação e contribuíram para o aumento dos custos de manutenção das frotas. Estas pressões inflacionárias no setor automóvel refletem as condições económicas generalizadas a nível nacional. Quanto ao futuro, não há sinais de alterações significativas a curto prazo, o que sugere que o setor deverá esperar a persistência de circunstâncias semelhantes ao longo de 2024.

As taxas de mão-de-obra são mais elevadas

As pressões inflacionárias e a escassez de técnicos qualificados no setor automóvel estão a provocar o aumento dos custos de mão-de-obra, criando desafios significativos no mercado da manutenção de frotas. Devido à forte concorrência e ao aumento dos salários oferecidos por outras empresas, o recrutamento e retenção de técnicos é também desafiante e irá agravar-se à medida que a maioria dos técnicos se reforma, sem que se preveja a entrada de nova mão-de-obra qualificada. Esta situação afeta diretamente o negócio das empresas, dado que os veículos das frotas são ativos geradores de receita que têm de se manter na estrada.

O aumento dos custos de manutenção das frotas tem, sem sombra de dúvida, colocado desafios significativos ao setor automóvel. Enquanto gestor de frota, ao compreender os fatores que contribuem para o aumento nos custos de manutenção da sua frota poderá otimizar os planos de manutenção e gerir as despesas, de modo a garantir a operação ininterrupta dos veículos da frota e adaptar-se a este cenário de aumento dos preços que parece ter vindo para ficar algum tempo.

O sistema inteligente de gestão de frotas da iTrack pode ajudá-lo a reduzir os seus custos de manutenção. Para saber mais, contacte um membro da nossa equipa.

CONTACTO

info@itrack.co.mz

http://www.itrack.co.mz

+258 852000500 | +258 87 2000501

Maputo, Av. Avenida Vladmir Leninenº: 1737, 1º Andar