Descubra as cinco principais razões pelas quais os motoristas se mantêm nas empresas e como construir uma cultura empresarial mais centrada nos motoristas.

É ponto assente que os proprietários de empresas e gestores de frota devem apoiar os motoristas para conquistarem a sua lealdade e empenho. Eles devem encorajar os motoristas a confiarem nos seus instintos e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para serem bem sucedidos.

Assim, o que mantém os motoristas numa empresa? Dependendo da organização, podem existir diversas razões pelas quais os motoristas permanecem na empresa, mas reduzimo-las a cinco:

1. Salário competitivo
Garantir uma excelente remuneração é um dos fatores chave para atrair e reter talento de topo. Além de um salário bruto elevado, é também essencial que os motoristas saibam que podem conseguir um ordenado cada vez mais competitivo.

2. Reconhecimento
O sucesso dos motoristas deve ser genuinamente celebrado pelos gestores de frota e proprietários da empresa, para que os motoristas percebam que o seu esforço é reconhecido.

Quando os motoristas são valorizados no local de trabalho, tornam-se mais produtivos e mantêm-se mais tempo na empresa.

3. Comunicação eficaz com a empresa
Uma linha de comunicação eficaz com os colegas e com a entidade patronal é uma das principais razões pelas quais os motoristas escolhem manter-se nas suas empresas. 

Para apoiar e reter os motoristas, os gestores de frota devem manter um diálogo aberto sobre as expectativas em termos de salário, tempo em casa e outros objetivos e aspirações, e criar um plano de sucesso. Uma vez concluído o plano, o gestor de frota pode debater o plano semanalmente para saber se as expectativas estão a ser satisfeitas e ajudar o motorista a alcançar os seus objetivos.

4. Ambiente de trabalho saudável
Um ambiente de trabalho saudável conduz a relações respeitosas e um aumento da motivação. Se a empresa oferecer um ambiente tranquilo que promova a empatia, a produtividade dos motoristas irá aumentar e estes estarão mais dispostos a manter-se na empresa.

5. Benefícios
Ser motorista é ter uma profissão de elevado desgaste. Neste sentido, a possibilidade de lhes oferecer benefícios ou subsídios pode ser motivo para que o motorista não abandone a empresa.

Enquanto gestor de frota, coloque de lado subsídios para os motoristas que andam vários dias na estrada, longe das famílias, como apoio escolar para os filhos ou seguro de saúde e de vida, uma vez que se trata de uma profissão de risco, embora não reconhecida como tal.

Para reter os motoristas durante o maior período possível, tenha o cuidado de implementar estes 5 pontos na sua empresa. Como resultado, terá motoristas felizes e a respetiva taxa de retenção continuará elevada.

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