As colisões que ocorrem durante o estacionamento são frequentemente ignoradas, o que resulta em aumentos nos custos de reparo dos veículos e diminuição da eficiência da frota. Aqui estão algumas sugestões para reduzir o risco de colisões laterais, durante o estacionamento e ao fazer marcha à ré, visando aumentar a segurança e reduzir os custos operacionais.
Os gestores de frota frequentemente se preocupam com a possibilidade de colisões durante as operações dos motoristas. Um tipo de colisão que muitas vezes passa despercebido é aquela que acontece nos estacionamentos, já que raramente resulta em lesões graves. No entanto, essas colisões geram custos de reparo e, em última instância, reduzem a produtividade.
Neste artigo, reunimos algumas dicas que enfatizam a importância da atenção e prevenção desses incidentes, além de manobras cuidadosas para implementar na frota, visando reduzir o risco de colisões laterais, durante o estacionamento e ao fazer marcha à ré.
4 dicas para evitar colisões durante o estacionamento:
- Mantenha uma atenção especial:
Os motoristas frequentemente relaxam ao entrar em estacionamentos, assumindo erroneamente que é um ambiente mais seguro. No entanto, estacionamentos costumam ser áreas congestionadas, exigindo uma atenção redobrada devido à presença de muitos veículos e pedestres. Os motoristas devem estar especialmente alertas para evitar colisões com outros veículos e pedestres distraídos.
- Evite marcha à ré sempre que possível:
Sempre que houver espaços de estacionamento disponíveis à frente, os motoristas devem aproveitá-los, evitando assim a necessidade de marcha à ré, que é mais arriscada e aumenta as chances de colisões com outros veículos ou obstáculos.
- Se necessário, faça marcha à ré para um espaço de estacionamento:
Se não for possível evitar a marcha à ré, os motoristas devem manobrar em direção a um espaço de estacionamento, o que é mais seguro do que fazer marcha à ré em uma área sem controle, reduzindo o risco de colisões.
- Verifique cuidadosamente a área atrás do veículo:
Os motoristas devem utilizar o retrovisor traseiro para aumentar sua visibilidade antes de fazer marcha à ré. Se não houver retrovisor traseiro, eles devem ajustar os espelhos para cobrir o máximo possível de área. Se houver um passageiro, sua ajuda pode melhorar a visibilidade. O uso de câmeras traseiras também é útil, mas os motoristas devem sempre fazer uma verificação visual adicional.
Implementar essas dicas na frota pode reduzir significativamente o risco de colisões durante o estacionamento e ao fazer marcha à ré. Embora exijam a adoção de novos hábitos de direção, os benefícios potenciais em termos de redução de colisões e custos tornam essas medidas um investimento valioso para a frota.