O uso do celular ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito em todo o mundo. Mesmo com as leis e campanhas de conscientização, muitos motoristas ainda se arriscam a utilizar o celular enquanto dirigem, colocando em risco não só suas vidas, mas também a de outros usuários das vias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do celular ao volante aumenta em até quatro vezes o risco de acidentes.
E não adianta, só uma “olhadinha rápida” para checar as notificações já podem causar um grave acidente. Estudos mostram que o uso do celular ao volante pode levar a um aumento significativo no tempo de reação, semelhante aos efeitos do álcool no organismo. Além disso, o uso do celular pode causar distração visual, manual e cognitiva, o que pode afetar a capacidade do motorista de reagir a situações de emergência na estrada!
Entre as consequências do uso do celular ao volante, destacam-se:
- Aumento do tempo de reação em situações de emergência.
- Redução da atenção ao ambiente ao redor, incluindo pedestres e ciclistas.
- Aumento de erros ao volante, como na troca de marcha ou pisar nos pedais errados.
- Maior probabilidade de cometer infrações de trânsito, como ultrapassar o sinal vermelho ou invadir a faixa de pedestres.
- Risco de acidentes graves e fatais.
O que o gestor pode fazer para reduzir o uso do celular ao volante?
Em Mocambique, existe um grande números de leis que proíbem o uso do celular ao volante, com multas mais pesadas e medidas educativas, mas ainda falha-se na fiscalização desses abusos nos trânsito. Internamente, dentro da sua frota, você pode criar campanhas de conscientização a fim de informar e educar seus colaboradores sobre os perigos do uso do celular ao volante, destacando histórias reais de acidentes causados por essa prática.
Pode, ainda, criar programas de incentivos à segurança para motoristas que adotem comportamentos seguros no trânsito, incluindo o não uso do celular. Mas aí surge a dúvida: como vou monitorar isso remotamente?
Isso é fácil, usando a tecnologia iTrack assistência ao motorista (ADAS) juntamente com monitoramento do comportamento do motorista (DMS), você ganha controle de tudo que ocorre dentro da cabine da sua frota, e em tempo real. Ao mesmo tempo, o condutor recebe alertas sonoros embarcados informando do seu ato impróprio, corrigindo esses comportamentos no momento em ocorrem.
Hoje, o monitoramento remoto do comportamento do condutor não se resume unicamente ao uso comum da telemetria veicular, já conhecida por todos. Quando fala-se de segurança e risco de acidente ao volante, deve-se buscar soluções proativas na detecção e na sinalização de comportamentos impróprios ao condutor, corrigindo instantemente as ações dos motoristas no ato infracional.
O sistema ADAS/DMS não é apenas mais uma ferramenta de telemetria, ela é uma grande aliada dos gestores na detecção e correção de comportamentos inadequados no trânsito, de forma eficiente e duradoura. Não se engane, o uso do celular ao volante é uma prática perigosa que deve ser combatida com medidas eficazes. É responsabilidade de todos os motoristas contribuir para um trânsito mais seguro, evitando qualquer tipo de distração que coloque em risco a sua vida e a de outras pessoas.
Venha conhecer as soluções iTrack para monitoramento da distração ao volante.
Juntos, podemos reduzir os acidentes e salvar vidas!
Faça a diferença, fale com um de nossos especialistas clicando aqui e saiba mais sobre nossas soluções!